25 abril 2010

O Bom Pastor (Vem e Segue-Me)

Neste “Domingo do Bom Pastor”, o texto que nos é proposto no Evangelho de S. João, Jesus é-nos apresentado como o Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena a todos nós que por sua vez somos convidados a escutá-Lo, a acolher a sua proposta e a segui-l’O.

EVANGELHO Jo 10, 27-30

«As minhas ovelhas escutam a minha voz.
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem - Me.
Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer
e ninguém as arrebatará da minha mão.
Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos
e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai.
Eu e o Pai somos um só».

Gosto particularmente do Evangelho de S. João por ser talvez o apóstolo que, no meu fraco entendimento, melhor interiorizou e compreendeu a relação entre Jesus e o Pai.
As suas palavras são um testemunho muito belo do verdadeiro Amor que Jesus nos veio anunciar e da Vida que para nós preparou junto de Deus.
Hoje, dia também dedicado às vocações, oremos para que principalmente os jovens se sintam interpelados por este convite que Jesus nos faz: “Vem e Segue-me” e sintam o desejo de discernir sobre o caminho que Deus preparou para cada um deles em especial e também para cada um de nós.
Que todos saibamos acolhê-Lo nas nossas vidas dando continuidade aos seus ensinamentos nas práticas do nosso dia a dia.
Será um momento propício para também começarmos (se é que já o não estamos a fazer) a prepararmo-nos para acolher com muita humildade e dignidade o representante de Cristo na Terra, Sua Santidade o Papa Bento XVI, na sua visita ao nosso Pais, esperando que com a sua vinda fiquemos mais fortalecidos na Fé e que o Espírito Santo a todos ilumine e, que esta sua visita a Portugal, ajude a unir e a fortificar na alegria e na Esperança todo o Povo de Deus.

Ailime,
25.04.2010
Imagem cedida gentilmente pela Net

7 comentários:

  1. Todos necessitamos de alguem ou alguma coisa que nos indique o caminho podem ser as escritura, os padres, os mestres, o papa, todos precisamos desse conector entre o mundo físico e o espiritual, aguardemos então a chegada do Papa para nos fortalecermos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que as ovelhas perdidas encontrem o "Pastor" e entrem no redil do Senhor Deus nosso Pai.
    Uma Santa semana de trabalho e em família.
    Bjs sinceros
    Mer

    ResponderEliminar
  3. saibamos sempre conhecer o nosso pastor e saiba-mos segui-lo sempre com amor como boas ovelhas ..
    é verdade minha amiga , vamos nos preparar para receber sua santidade o papa , acolhamo-lo com muita fé e alegria ..

    beijinhos amiga ...

    ResponderEliminar
  4. Estimada e Maravilhosa Amiga:
    "...As suas palavras são um testemunho muito belo do verdadeiro Amor que Jesus nos veio anunciar e da Vida que para nós preparou junto de Deus.
    Hoje, dia também dedicado às vocações, oremos para que principalmente os jovens se sintam interpelados por este convite que Jesus nos faz: “Vem e Segue-me” e sintam o desejo de discernir sobre o caminho que Deus preparou para cada um deles em especial e também para cada um de nós.
    Que todos saibamos acolhê-Lo nas nossas vidas dando continuidade aos seus ensinamentos nas práticas do nosso dia a dia..."


    Que sentimento tão belo, terno e fantástico.
    Ele era perfeito.
    Admiro-a muito, sabia magistral amiga?
    Creio que tem um Don: MARAVILHA como Ele.
    Tem uma sensibilidade linda e repleta de encanto por olhar o Divinal como "caminho" a seguir.
    Beijinhos de respeito, estima e admiração por tanta beleza.

    pena

    Bem-Haja, extraordinária amiga de sonho.

    ResponderEliminar
  5. Assim Seja ! O pastor que nos acolhe e vai nos devolvendo ao caminho que estava perdido.

    obrigada pela partilha,

    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar
  6. Estas palavras são muito importantes, pois independentemente de vocações bem ou mal dirigidas, que podem ou não surgir com mais ou menos intensidade, o que eu sinto como importante é que nunca se perca o referencial do Pastor do Universo, maior do que qualquer igreja, maior do que o próprio mundo. E esse referecial, esse Bom Pastor é Jesus Cristo!
    Conheço muitas pessoas afastadas dos rituais liturgicos e que trazem, muitas vezes sem o saber, o caminho indicado pelo Pastor no seu coração e nas suas vidas.
    Outras há, infelizmente, que cumprindo todos os rituais estebelecem apenas uma rotina religiosa que pouco tem de espiritualidade.
    Espero bem que na vinda de Bento XVI a Portugal ele consiga iluminar e clarificar os pensamentos de uns e converter na verdadeira acepção da palavra muitos outros que fazem da religiosidade apenas uma capa ténue sem qualquer conteúdo positivo.
    Perdoe-me amiga Ailime ter aproveitado o seu belo espaço para desabafar, mas tenho visto ao longo dos últimos dias muitas pessoas a comportar-se perante a visita papal como se de um acontecimento mundano se tratasse e não cuidarem da parte espiritual que é sobretudo intima e pessoal!
    Um beijinho com amizade!

    ResponderEliminar
  7. Querida,
    também gosto muito do Evangelho de Joao. Ele prega Jesus como Espírito. E esta passagem é especial.É para nao esquecermos que somos dele e ele nosso! E que junto com o Pai, somos sempre a maioria!!
    Deus te abencoe! beijos

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime