26 agosto 2011

Madre Teresa de Calcutá

Hoje recordo Agnes Gonxha Bojaxhiu - Madre Teresa de Calcutá - , que nasceu neste dia 26 de Agosto em 1910, em Skopje, na Macedônia, filha de pais albaneses, numa família de três filhos. Embora tenha nascido a 26 de Agosto, ela considerava 27 de Agosto, o dia em que foi batizada, como o seu " verdadeiro aniversário".
Esta pequena mas Enorme Mulher do Século XX deixou-nos o seu exemplo do que é seguir verdadeiramente Jesus Cristo dedicando toda a sua vida aos mais desprotegidos, aos doentes, aos famintos, na defesa das crianças, na defesa da Vida.
Um verdadeira serva do Senhor por quem tenho uma enorme admiração e que recordo todos os dias agradecendo graças obtidas por sua intercessão.


Partilho algumas das suas frases e pensamentos:


Ver o rosto de Jesus
«Vejo Cristo em cada pessoa que toco, porque Ele disse: tive fome, tive sede, estava nu ou doente, ou sofria, ou sem casa e vós acolheste-me"»

Abandonar-se a Deus
«Abandono total a Deus significa estar inteiramente à disposição do Pai como aconteceu com Jesus e Maria. Isto não significa nada de extraordinário: damo-nos completamente a Deus porque Ele deu-se completamente a nós.»

Perdoar, vislumbrando Deus
«Sabemos que, se quisermos amar verdadeiramente, deveremos aprender a perdoar. Perdoai e pedi que vos perdoem; desculpai em vez de acusar. A reconciliação acontece em primeiro lugar connosco próprios e não com os outros. Um coração limpo pode ver Deus nos outros.»


 A vida de cada pessoa é um dom precioso
«Para mim , a vida é o dom mais precioso de Deus à humanidade; por isso, os povos e as nações que a destroem, através do aborto e da eutanásia, são os mais pobres.»

No tempo, a caridade começa sempre hoje
«A caridade começa hoje. Hoje, alguém está a sofrer; hoje, alguém está no meio da estrada; hoje, alguém tem fome. O nosso trabalho é para hoje, porque o ontem já passou e o amanhã ainda não veio.»
Não há dois amores
«Procurai encontrar o que há de belo em cada pessoa, Eu deveria inclinar-me diante de Jesus que está no coração daquela pessoa.»

Qual será a nossa felicidade?
«Afastai os olhos de vós mesmos e alegrai-vos por não terdes nada, por não serdes nada, por poderdes fazer nada. Confiai na alegria de Jesus que é a vossa força; se-de felizes e vivei em paz, aceitando a sua vontade com um grande sorriso.»


A humildade como verdade
«Não há glória alguma no vosso sucesso; mas atribuí tudo a Deus, com o mais profundo sentimento de gratidão.»


Orar é permanecer unido a Deus
«Dedicai-vos à oração, esforçai-vos por sentir a necessidade de orar mais em cada dia. A oração alarga o coração até o tornar capaz de conter o dom que Deus nos faz de si mesmo.»

O silêncio como necessidade
«Repara como a natureza, as árvores e as flores nascem em perfeito silêncio! Vê como as estrelas, a Lua e o Sol se movem em silêncio. Dizem os apóstolos: "quanto a nós, entregar-nos-emos assiduamente à oração e ao serviço da Palavra" (Act 6,4). Porque quanto mais recebermos na oração silenciosa, tanto mais podemos dar na vida activa.»

A Consagração como dom livre do amor
«Ponhamos as nossas mãos, os nossos olhos e o nosso coração à disposição de Cristo, para que Ele actue por nosso intermédio.»

O fruto do trabalho é o amor
«Renunciemos deliberadamente a todos os desejos de ver o fruto da nossa canseira, fazendo tudo o que podemos e como podemos e como melhor formos capazes, deixando o resto nas mãos de Deus.»


Sofrer por Jesus é um doce canto
«Para ser verdadeiro, o sacrifício deve custar, deve implicar sofrimento e deve esvaziar-nos de nós mesmos.».

Excertos de um pequeno livro -
- As asas da santidade - Madre Teresa de Calcutá
Paulinas Editora-

26.08.2011
Imagem da Net
 

2 comentários:

  1. Ailime,

    Não tem como não admirar Madre Teresa de Calcutá. Um exemplo de amor ao próximo e a Deus.
    Muito bem lembrado, o aniversário dela.
    Tenha um lindo dia. Beijos

    ResponderEliminar
  2. Amiga Ailime,

    tão belas reflexões que nos deixa,

    obrigada


    Gisele

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime