03 fevereiro 2013

Hino à caridade

Das leituras de hoje partilho a Epístola de São Paulo aos Coríntios, que embora parecendo longa, é belíssima, como toda a Palavra inspirada por Deus


Cor 12,31-13,13
«Aspirai com ardor aos dons espirituais mais elevados.
Vou mostrar-vos um caminho de perfeição que ultrapassa tudo:

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,
se não tiver caridade,
sou como bronze que ressoa ou como címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom da profecia
e conheça todos os mistérios e toda a ciência,
ainda que eu possua a plenitude da fé,
a ponto de transportar montanhas,
se não tiver caridade, nada sou.

Ainda que distribua todos os meus bens aos famintos
e entregue o meu corpo para ser queimado,
se não tiver caridade, de nada me aproveita.

A caridade é paciente, a caridade é benigna;
não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa;
não é inconveniente, não procura o próprio interesse;
não se irrita, não guarda ressentimento;
não se alegra com a injustiça,
mas alegra-se com a verdade;
tudo desculpa, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.

O dom da profecia acabará,
o dom das línguas há-de cessar,
a ciência desaparecerá;
mas a caridade não acaba nunca.

De maneira imperfeita conhecemos,
de maneira imperfeita profetizamos.
Mas quando vier o que é perfeito,
o que é imperfeito desaparecerá.

Quando eu era criança, falava como criança,
sentia como criança e pensava como criança.
Mas quando me fiz homem, deixei o que era infantil.
Agora vemos como num espelho e de maneira confusa,
depois, veremos face a face.

Agora, conheço de maneira imperfeita,
depois, conhecerei como sou conhecido.
Agora permanecem estas três coisas:
a fé, a esperança e a caridade;
mas a maior de todas é a caridade.»


Desejo a todos um domingo abençoado. Ailime

4 comentários:

  1. Lindas e importantes palavras. De volta, deixo beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,
    se não tiver caridade,
    sou como bronze que ressoa ou como címbalo que retine.
    --------------

    belo .. lindo ,...

    beijinhos amiga , que saudades de vir aqui ...

    ResponderEliminar
  3. A maior das virtudes é a caridade...
    Sejamos, pois, caridosos uns com os outros.
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Oi minha linda, vim lhe desejar uma linda semana, beijos e fica com Deus.

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime