22 agosto 2014

Delicadezas de Deus



Participando na BC do Aniversário do Blogue Espiritual Idade da querida amiga Rosélia a quem estou muito grata pelo convite para tomar parte desta festa tão especial partilho alguns excertos retirados do Livro “Se tu soubesses o Dom de Deus” – Ensaio sobre Oração - do sacerdote Jesuíta Luís Rocha e Mello.

Os toques (delicados) de Deus

«O discernimento é a sabedoria interior que dá a entender a ação de Deus no crente que ora, dizíamos: entendimento impossível ao homem natural, mas possível a quem se deixa mover pelo Espírito de Deus.
Ora Deus nunca está ocioso na santificação daqueles a quem ama: a sua ação é contínua, mesmo que não se dê por ela! A distinção feita entre vida e experiência mística é importante para entender que Deus não se esquece de quem ora, mesmo quando parte da sua vida é passada no chamado «silêncio de Deus». A sua ação «é às vezes tão subtil e delicada, sobretudo quando é mais pura…que a alma não consegue vê-la nem a sente». Outras vezes, mais raramente, a presença e ação de Deus fazem-nos experimentar através de «moções» (Santo Inácio) ou «toques divinos» (São João da Cruz e Santo Inácio).
...
Numa primeira fase, os toques de Deus abrem na alma o apetite para as coisas divinas;
Mais tarde ou mais cedo, não se sabe quando, «é próprio de Deus dar verdadeira alegria e gozo espiritual, tirando toda a tristeza e perturbação que o inimigo induz».
Os toques divinos deste jeito são portadores de luz e de harmonia, de paz e quietude.
Mais do que os toques de Deus, em si mesmos, é importante o que deles fica na alma: a unidade e a humildade, ou a paz que Jesus Cristo dá. Deixam selo inconfundível: com a humildade, vai crescendo a serenidade, a paciência, a fortaleza na fé e tudo o que diz respeito à caridade fraterna... Deixam marca de verdade que liberta, e criam personalidade unificada, capaz de se esquecer de si e de se entregar no serviço dos outros. Se deixassem turbulência, vaidade, ou qualquer forma de desequilíbrio, não viriam de Deus.
Nada é definitivo, no entanto Deus atua e o processo está em curso, com alternâncias que vão das consolações às noites escuras, necessárias também à santificação da pessoa. A união com Deus, em Cristo ressuscitado, passa pela união com o Cristo crucificado. Nada é definitivo, nesta vida, muito menos a luz que o homem sente na alma; mas o que fica dessa luz pode chamar-se definitivo, se não houver mudança de rumo; pois o que o Senhor dá não o tira!»


Esta é a minha participação!

Parabéns, Rosélia, pelo 5º Aniversário do Espiritual Idade desejando que continue o seu trabalho evangelizador que tanto me tem ajudado a crescer na Fé! Bem-haja!
Abraços fraternos
Ailime

15 comentários:

  1. Belíssimas palavras para falar de tantas delicadezas de Deus que podemos e temos a graça de ver e/ou receber! Lindo! parabéns à Rosélia e bejs às duas,chica

    ResponderEliminar
  2. Linda participação com belíssimas palavras falando das delicadesas de Deus.
    Que na sua vida, e na nossa, são muitas! E só podemos agradecer!
    Parabéns !
    Beijos,
    Mariangela

    ResponderEliminar
  3. Olá Ailime!
    Hoje minha alma está repleta de ternuras e delicadezas divinas, a cada blog que passo, sinto a maravilha da natureza que Deus nos deu gratuitamente e que devemos agradecer diariamente.
    Linda participação!
    um abraço carioca

    ResponderEliminar
  4. Ailime,
    vc ressaltou outros aspectos das divinas delicadezas que são ferramentas preciosas da vida: os toques divinos, os sentimentos irmanados, a fé e a consciência solidária.Um adere ao outro a generosidade das belas criações de Deus.
    Tocante participação.
    Bjinhus,
    Calu

    ResponderEliminar
  5. Para captar as Delicadezas de Deus precisamos estar aberto e receptivo pois eles se manifesta muitas vezes na pequenas coisas! Um abraço e felicidade sempre e em tudo!

    ResponderEliminar
  6. Olá, querida Ailime
    Deixe-me chorar muito agora, amiga...
    Foi a primeira postagem que não consegui resistir e conter lágrimas...
    Vc foi usada por Deus de uma forma miraculosa para me dar tudo o que precisava ouvir de alguém no dia de hoje...
    Todos os posts que estou lendo com MUITA calma estão me saciando pouco a pouco... repletos de harmonia e Delicadezas de toda sorte...
    O meu objetivo era bem esse: unir os blogueiros sem que, forçosamente, tivéssemos que falar de Religião para não melindrar ninguém..
    Vc foi num ponto fraco meu: Inácio de Loyola... o responsável por eu ter aprendido a contemplar e ver Deus em tudo e em todas as coisas...
    Na Contemplação para Alcançar o Amor, eu fiquei repleta das Delicadezas Divinas... Desde os meus Exercícios Espirituais de 30 dias não sou mais a mesma...
    Nossa amizade é mais recente e não retrata aos 5 anos do blog... mas o nosso Bom Deus encurta distância e O TEMPO D'ELE NÃO É O NOSSO...
    Nos unimos em espírito e temos consonâncias em postagens e interações...
    Me detenho mais em nós porque da sua postagem nem sei o que falar... calou-me à alma profundamente... saciou-me como a corça sedenta de Deus e do Divino que em nós habita...

    " Delicadeza dançando solta na boca. E na vida."

    Que bom ter vc conosco para nos enriquecer a todos os que postamos hoje no intuito sincero de engrandecer as Delicadezas de Deus!!!
    Neste momento, o Cristo Crucificado sorri pra mim e me abraça confortando todo o meu ser...
    Cada amigo que já li e comentei foi enchendo o meu vasinho interior e aqui ele se entornou...
    Mas tenho que serenar-me pois ainda tenho muita água cristalina a beber até o fim de todas as participações divinas e colossais que tenho recebido...
    Obrigada, amiga...
    Que vc seja abençoada e feliz junto aos seus!!!
    Bjm fraterno e festivo

    ResponderEliminar
  7. Voltei pra fazer referência a São João da Cruz que, com sua Noite Escura me esclarece tudo o que passei... Bjm festivo

    ResponderEliminar
  8. Oi Ailime;
    Brilhante participação!
    Estou adorando e aprendendo muitas coisas
    Parabéns
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Ailime,
    Cá estou para conhecer você e seu recanto espiritual e também para ler e ver a sua delicada participação sobre as Delicadezas de Deus...Em cada cantinho que chego, leio, aprendo e me delicio com tanta delicadeza. Os toques divinos, as benção recebidas, são delicadezas que cada um sente dentro de sua alma e coração...Parabéns pela linda participação! Amei ter participado dessa linda interação espiritual que a querida Rosélia nos proporcionou.
    Beijos com carinho e tenha um abençoado final de semana.
    Marilene

    ResponderEliminar
  10. "é no silêncio que Deus se revela" - A iluminação que nos foi dada na leitura do texto foi inspirada e bem conduzida para a partilha e aprendizado, Obrigada Ailime.Manifestam-se as Delicadezas de Deus , neste silêncio que ecoa no nosso interior carente de uma vida mais orante e consciente de que em nosso espírito habita o próprio Espírito santo,nosso "Hóspede Divino", somos amparados e confortados, inspirados e aliviados por esta presença amada. Beijos querida.Parabéns a você Rosélia !

    ResponderEliminar
  11. Linda tua participação, delicadeza de Deus poder visitar tantas casinhas iluminadas, bjos Luconi

    ResponderEliminar
  12. Delicadezas de Deus, no coração e no escrito de cada um, parabéns, Paz e Bem!! Bjos! ;)

    ResponderEliminar
  13. Belíssima participação querida! As delicadezas de Deus estão por toda parte! Bjks Tetê

    ResponderEliminar
  14. Oi Ailime!
    É bom estar aqui e ler suas esclarecedoras palavras.
    Com certeza, foi mais uma Delicadeza de Deus!!!!!!!!!! ;-)

    Abração
    Jan

    ResponderEliminar
  15. Oi Ailime!
    É bom estar aqui e ler suas esclarecedoras palavras.
    Com certeza, foi mais uma Delicadeza de Deus!!!!!!!!!! ;-)

    Abração
    Jan

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime