13 outubro 2018

28º Domingo do Tempo Comum

A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir sobre as escolhas que fazemos; recorda-nos que nem sempre o que reluz é ouro e que é preciso, por vezes, renunciar a certos valores perecíveis, a fim de adquirir os valores da vida verdadeira e eterna
............
O Evangelho apresenta-nos um homem que quer conhecer o caminho para alcançar a vida eterna. Jesus convida-o renunciar às suas riquezas e a escolher “caminho do Reino” – caminho de partilha, de solidariedade, de doação, de amor. É nesse caminho – garante Jesus aos seus discípulos – que o homem se realiza plenamente e que encontra a vida eterna.




Evangelho de Marcos 10,17-30 

Naquele tempo, 
ia Jesus pôr-Se a caminho, 

quando um homem se aproximou correndo, 

ajoelhou diante d’Ele e Lhe perguntou: 
«Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?» 
Jesus respondeu: 
«Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus. 
Tu sabes os mandamentos: 
‘Não mates; não cometas adultério; 
não roubes; não levantes falso testemunho; 
não cometas fraudes; honra pai e mãe’». 
O homem disse a Jesus: 
«Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude». 
Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: 
«Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, 
dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no Céu. 
Depois, vem e segue-Me». 
Ouvindo estas palavras, anuviou-se-lhe o semblante 
e retirou-se pesaroso, 
porque era muito rico. 
Então Jesus, olhando à volta, disse aos discípulos: 
«Como será difícil para os que têm riquezas 
entrar no reino de Deus!» 
Os discípulos ficaram admirados com estas palavras. 
Mas Jesus afirmou-lhes de novo: 
«Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! 
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha 
do que um rico entrar no reino de Deus». 
Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: 
«Quem pode então salvar-se?» 
Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: 
«Aos homens é impossível, mas não a Deus, 
porque a Deus tudo é possível». 
Pedro começou a dizer-Lhe: 
«Vê como nós deixámos tudo para Te seguir». 
Jesus respondeu: 
«Em verdade vos digo: 
Todo aquele que tenha deixado casa, 
irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, 
por minha causa e por causa do Evangelho, 
receberá cem vezes mais, já neste mundo, 
em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, 
juntamente com perseguições, 
e, no mundo futuro, a vida eterna».



Salmo 89 (90) 
Refrão 1: Saciai-nos, Senhor, com a vossa bondade 
e exultaremos de alegria. 

Ensinai-nos a contar os nossos dias, 
para chegarmos à sabedoria do coração. 
Voltai, Senhor! Até quando? 
tende piedade dos vossos servos. 

Saciai-nos, desde a manhã, com a vossa bondade, 
para nos alegrarmos e exultarmos todos os dias. 
Compensai em alegria os dias de aflição, 
os anos em que sentimos a desgraça. 

Manifestai a vossa obra aos vossos servos 
e aos seus filhos a vossa majestade. 
Desça sobre nós a graça do Senhor. 
confirmai em nosso favor a obra das nossas mãos.

PARA A SEMANA QUE SE SEGUE… 

Qual é o meu tesouro? No princípio desta Semana Missionária, em que queremos anunciar o Evangelho, tomemos a resolução de perguntar em cada dia da semana: qual é o meu tesouro? O que me faz viver? E sejamos verdadeiros na nossa resposta…




Com o meu abraço  na paz de Cristo.
Ailime

Fonte: Portal dos  Sacerdotes Dehonianos

6 comentários:

  1. Boa Noite, querida amiga Ailime!
    Nosso maior tesouro é Jesus.
    Deus a abençoe muito, amiga!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Lindas palavras do Evangelho. Bela leitura tu nos ofereces ! bjs, chica e lindo domingo!

    ResponderEliminar
  3. Palavras sábias e bem pertinentes!!! Bj

    ResponderEliminar
  4. Olá Ailime querida,
    Uma pergunta que nos faz pensar;"Qual meu maior tesouro?"
    "O que me faz viver?"
    Minha primeira resposta com certeza será sempre, minha fé em Deus e nos ensinamentos de Jesus.
    Sem ela sou nada sou nada. Sou planta sem raiz.
    Deus esteja sempre com você, abraço.

    ResponderEliminar
  5. Divino:))

    Hoje, com: Sussurros da natureza em desamor
    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderEliminar
  6. Meditando neste post também...
    O meu tesouro é Jesus Cristo, Ele me dá alegria de viver e esperanças novas a cada manhã...
    Bonitas mensagens contidas nos seus textos e imagens...
    Abçs mil

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime