17 novembro 2018

33º Domingo do Tempo Comum


«A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos, fundamentalmente, um convite à esperança. Convida-nos a confiar nesse Deus libertador, Senhor da história, que tem um projecto de vida definitiva para os homens. Ele vai – dizem os nossos textos – mudar a noite do mundo numa aurora de vida sem fim».

............
«No Evangelho, Jesus garante-nos que, num futuro sem data marcada, o mundo velho do egoísmo e do pecado vai cair e que, em seu lugar, Deus vai fazer aparecer um mundo novo, de vida e de felicidade sem fim. Aos seus discípulos, Jesus pede que estejam atentos aos sinais que anunciam essa nova realidade e disponíveis para acolher os projectos, os apelos e os desafios de Deus».



Vigiai e orai em todo o tempo, 
para poderdes comparecer diante do Filho do homem. 

Evangelho de Marcos 13,24-32 

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Naqueles dias, depois de uma grande aflição,
o sol escurecerá e a lua não dará a sua claridade;
as estrelas cairão do céu
e as forças que há nos céus serão abaladas.
Então, hão-de ver o Filho do homem vir sobre as nuvens,
com grande poder e glória.
Ele mandará os Anjos,
para reunir os seus eleitos dos quatro pontos cardeais,
da extremidade da terra à extremidade do céu.
Aprendei a parábola da figueira:
quando os seus ramos ficam tenros e brotam as folhas,
sabeis que o Verão está próximo.
Assim também, quando virdes acontecer estas coisas,
sabei que o Filho do homem está perto, está mesmo à porta.
Em verdade vos digo:
Não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.
Passará o céu e a terra,
mas as minhas palavras não passarão.
Quanto a esse dia e a essa hora, ninguém os conhece:
nem os Anjos do Céu, nem o Filho;
só o Pai».

Salmo 15 (16)
Refrão: Defendei-me, Senhor: Vós sois o meu refúgio.
Senhor, porção da minha herança e do meu cálice, 
está nas vossas mãos o meu destino. 
O Senhor está sempre na minha presença, 
com Ele a meu lado não vacilarei.

Por isso o meu coração se alegra e a minha alma exulta
e até o meu corpo descansa tranquilo.
Vós não abandonareis a minha alma na mansão dos mortos,
nem deixareis o vosso fiel sofrer a corrupção.

Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida,
alegria plena em vossa presença,
delícias eternas à vossa direita.


Bilhete do Evangelho

Para Deus, não há passado nem futuro, há um eterno presente. Quando Jesus fala do seu regresso, coloca-o no hoje da sua Igreja. Eis porque, quando escreve o seu Evangelho, Marcos dirige-se a uma comunidade provada pelas perseguições, sem dúvida tentada pelo desespero, pela dúvida. Trata-se, pois, de redizer que Cristo, vitorioso da morte na manhã de Páscoa, é sempre vitorioso sobre todas as forças do mal. O seu regresso será, então, a manifestação do seu esplendor e do seu poder amoroso sobre as forças da morte. Para reavivar a sua esperança, os crentes são convidados a perscrutar os sinais que fazem ver que o Senhor voltará. A esperança dos cristãos manifesta-se em cada Eucaristia, quando afirmam que Cristo veio, vem e virá.


Com o meu abraço na paz de Cristo.
Ailime

Fonte: Portal dos Sacerdotes Dehonianos
Imagens Google

8 comentários:

  1. Boa noite, querida amiga Ailime!
    Buscar ao Nosso Deus é o melhor que temos a fazer pois só Ele tem Palavras de vida Eterna.
    Tenha dias venturosos e felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler, querida Amiga.
    Eu confesso que não tenho tanta fé.
    Abraço grande.
    ~~~~

    ResponderEliminar

  3. Bela e fortalecedora mensagem!
    Deus é tão bom!...
    Imagens lindas, a do menininho é maravilhosa, Ailime...
    Bom domingo...

    ResponderEliminar
  4. Gostei de mais essa mensagem,Ailime! è preciso vigiar e orar mesmo sempre! beijos, lindo domingo! chica

    ResponderEliminar
  5. Boa noite querida amiga Ailime
    Uma postagem maravilhosa, palavras que entram profundamente no nosso ser. Orar e vigiar sempre pois nunca saberemos o dia que o senhor vai descer e também temos que alimentar a nossa alma com oração e vigiar os nossos pensamentos e ações. Um lindo domingo, grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Sempre uma bênção são os seus textos amiga Ailime.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  7. Fantástico...Brilhante!

    Beijos- Boa noite!

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime