26 fevereiro 2020

Quarta feira de Cinzas - início da Quaresma

Hoje os cristãos iniciam o Tempo Quaresmal, tempo litúrgico de grande intensidade espiritual. Com a imposição das cinzas, inicia-se um tempo particularmente relevante para todos os que pretendem preparar-se dignamente para viver o Mistério Pascal, ou seja, a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A mensagem bíblica que nos é oferecida, neste dia, pode ser resumida numa palavra:
 "Convertei-vos"
Este dever é proposto no rito da imposição das cinzas, o qual, com a expressão Bíblica "Convertei-vos e crede no Evangelho"
 convida-nos  a todos a refletir sobre o compromisso da conversão, 
recordando a efémera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

                                        "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás".


SENHOR
nesta Quaresma,
tempo de mergulhar no meu interior,
ensina-me a descer sempre mais
até onde Tu te encontras: o meu coração.

Como "descer" até aí?
Pelo silêncio, encontrando tempo para rezar,
pela leitura da Tua Palavra que tanto me quer dizer,
pelos Sacramentos,
especialmente a Confissão e a Santa Missa.

Também pela aceitação das contrariedades,
o peso das circunstâncias e da monotonia da vida...
com os olhos postos em Ti.

Senhor, Tu que estás no meu íntimo,
ajuda-me nesta Quaresma,
a fazer uma viagem ao meu interior,
para aí me encontrar conTigo!

Beato Francisco Palau



Desejo a todos uma boa Quaresma.
 Abraço fraterno em Cristo.
 Ailime

6 comentários:

  1. Gosto muito das suas escolhas para iniciar momentos marcantes da nossa FÉ... bj

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde de paz interior, querida amiga Ailime!
    Uma santa e abençoada Quaresma eu lhe desejo, amiga.
    Tenhamos metanoia onde precisarmos.
    Seja abençoada e feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
  3. Bela oração e desejo uma quaresma linda e bem abençoada! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Uma mensagem renovadora...
    Abraço grande, Ailime.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  5. Com os olhos postos Nele e o coração rendido à mensagem da cruz, prossigamos...
    Santidade ao Senhor!...
    Gostei da sua reflexão aqui...
    Bjs

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime