10 junho 2023

10º Domingo do Tempo Comum

 A minha partilha deste fim de semana:

A Palavra de Deus deste 10º Domingo do Tempo Comum repete, com alguma insistência, que Deus prefere a misericórdia ao sacrifício. A expressão deve ser entendida no sentido de que, para Deus, o essencial não são os atos externos de culto ou as declarações de boas intenções, mas sim uma atitude de adesão verdadeira e coerente ao seu chamamento, à sua proposta de salvação. É esse o tema da liturgia deste dia.

O Evangelho apresenta-nos uma catequese sobre a resposta que devemos dar ao Deus que chama todos os homens, sem exceção. O exemplo de Mateus sugere que o decisivo, do ponto de vista de Deus, é a resposta pronta ao seu convite para integrar a comunidade do “Reino”.

__________________________

Referências Bíblicas
Oseias 6,3-6
Salmo 49(50)
Romanos 4,18-25
Evangelho de Mateus 9,9-13
_______________________________



Salmo 49(50)

Refrão 1: A quem segue o caminho reto
darei a salvação de Deus.

Refrão 2: A quem procede retamente
farei ver a salvação de Deus.

Falou o Senhor, Deus soberano,
e convocou a terra, do Oriente ao Ocidente:
«Não é pelos sacrifícios que Eu te repreendo:
os teus holocaustos estão sempre na minha presença.

Se tivesse fome, não to diria,
porque meu é o mundo e tudo o que nele existe.
Comerei porventura as carnes dos touros
ou beberei o sangue dos cabritos?

Oferece a Deus sacrifícios de louvor
e cumpre os votos feitos ao Altíssimo.
Invoca-Me no dia da tribulação:
Eu te livrarei e tu Me darás glória».


Evangelho de  São Mateus 9,9-13

Naquele tempo,
Jesus ia a passar,
quando viu um homem chamado Mateus,
sentado no posto de cobrança dos impostos,
e disse-lhe: «Segue-Me».
Ele levantou-se e seguiu Jesus.
Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus,
muitos publicanos e pecadores
vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos.
Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos:
«Por que motivo é que o vosso Mestre
come com os publicanos e os pecadores?».
Jesus ouviu-os e respondeu:
«Não são os que têm saúde que precisam de médico,
mas sim os doentes.
Ide aprender o que significa:
‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’.
Porque Eu não vim chamar os justos,
mas os pecadores».
(Os “chamados” não são “super-homens”, seres perfeitos e santos, estranhos ao mundo, pairando acima das nuvens, sem contacto com a vida e com os problemas e dramas dos outros homens e mulheres; mas são pessoas normais, que vivem uma vida normal, que trabalham, lutam, riem e choram… No entanto, todos são chamados ao seguimento de Jesus.)


Palavras para o caminho
«Segue-Me!» Espantoso ver Mateus, o publicano, levantar-se imediatamente e seguir Jesus! O pôr em prática a nossa fé em Cristo exprime-se através dos gestos concretos da nossa vida quotidiana. Para nós, quais? As belas ideias e os mais generosos projetos permanecem estéreis se ficarem letra morta. O nosso amor é mais consistente que “o nevoeiro da manhã, como o orvalho da madrugada, que logo se evapora”? A verificar!


Com o meu abraço na paz de Cristo.
Ailime

Imagens Google

8 comentários:

  1. Tocante, encantador de ler. Gratidão pela gentil partilha.
    *
    Fim de semana com Saúde, Paz e Amor.
    */*
    Poema:- Sonho Sensual
    */*

    ResponderEliminar
  2. Sempre lindas palavras bíblicas e os salmos! Ótimo domingo! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida amiga Ailime!
    Seguir Jesus é abrir mão de tudo.
    Poucos se arriscam nesta aventura.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beihinhos

    ResponderEliminar
  4. Seguimos no Tempo Comum.
    Sigamos o Mestre e Senhor, que nos encaminha à Misericórdia de Deus; adiramos a Ele com todo o nosso ser.

    Beijinhos, amiga Ailime!

    ResponderEliminar
  5. Ailime
    Muito bela a sua postagem deste domingo.
    Que a fé nos acompanhe.
    Bom Domingo.
    Beijo
    :)

    ResponderEliminar
  6. Cuanto más debemos reaprender del amor divino , aún no sabemos nada y nos creemos tan suficientes...más humildad verdad?

    ResponderEliminar
  7. Este "Segue-Me" é bem divinal e sagrado fontes de vida a pensar na Sua Palavra. Beijinhos. Com respeito e muita estima. Relvas.

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime