26 outubro 2024

30 Domingo do Tempo Comum (Ano B)

 A minha partilha deste fim de semana:

A liturgia do 30.º Domingo do Tempo Comum exorta-nos a viver com esperança. A nossa vida não tem de ser uma experiência sombria, sem horizontes e sem perspetivas; Deus dispõe-se, a cada passo, a libertar-nos da escuridão e a conduzir-nos em direção a uma vida livre e plenamente realizada. Basta que, da nossa parte, haja disponibilidade para aceitarmos os desafios e indicações de Deus.

Liturgia da Palavra
Jeremias 31,7-9
Salmo 125 (126)
Hebreus 5,1-6
Evangelho de São  Marcos 10,46-52


Salmo 125 (126)

Refrão 1: Grandes maravilhas fez por nós o Senhor, por isso exultamos de alegria.

Refrão 2: O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo.

Quando o Senhor fez regressar os cativos de Sião,
parecia-nos viver um sonho.
Da nossa boca brotavam expressões de alegria
e dos nossos lábios cânticos de júbilo.

Diziam então os pagãos:
«O Senhor fez por eles grandes coisas».
Sim, grandes coisas fez por nós o Senhor,
estamos exultantes de alegria.

Fazei regressar, Senhor, os nossos cativos,
como as torrentes do deserto.
Os que semeiam em lágrimas
recolhem com alegria.

À ida vão a chorar,
levando as sementes;
à volta vêm a cantar,
trazendo os molhos de espigas.


Evangelho de São  Marcos 10,46-52
Naquele tempo,
quando Jesus ia a sair de Jericó
com os discípulos e uma grande multidão,
estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu,
a pedir esmola à beira do caminho.
Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava,
começou a gritar:
«Jesus, Filho de David, tem piedade de mim».
Muitos repreendiam-no para que se calasse.
Mas ele gritava cada vez mais:
«Filho de David, tem piedade de mim».
Jesus parou e disse: «Chamai-O».
Chamaram então o cego e disseram-lhe:
«Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te».
O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus.
Jesus perguntou-lhe:
«Que queres que Eu te faça?»
O cego respondeu-Lhe:
«Mestre, que eu veja».
Jesus disse-lhe:
«Vai: a tua fé te salvou».
Logo ele recuperou a vista
e seguiu Jesus pelo caminho.

(O texto evangélico deste trigésimo domingo comum é sobre um homem cego que Jesus encontrou à saída de Jericó e a quem curou da sua cegueira? É, sobretudo, uma parábola sobre o homem prisioneiro da escuridão e escravo dos seus limites, mas que se encontra com Jesus e se deixa iluminar por Jesus. Bartimeu é figura de todo aquele que, cruzando-se com Jesus, descobre que não pode continuar a viver uma vida sem sentido e sem ideais, atracada a hábitos e comportamentos que o mantêm escravo; é figura de todo aquele que, superando os seus medos, as suas hesitações, o seu comodismo, decide escutar a voz de Jesus e acolher o chamamento que Jesus lhe lança)...

Eu confio em vós, Senhor!


Para a semana que segue
“Que queres que te faça?”, diz Jesus ao cego … Não tenhamos medo, nós também, de dizer a Jesus: “que eu veja”. A alegria de Cristo que nos ama é esta fé, esta confiança n’Ele. Não tenhamos medo de Lhe dizer a nossa fé e confiança, muitas vezes!

Desejo a todos um bom domingo,
com o meu abraço na paz de Cristo.
Emília Simões

Imagens Google


Aproveito para manifestar o meu pesar pela partida para o Pai do cantor Marco Paulo,
que nos deixou na passada quinta feira.



Que descanse em paz e o Senhor o tenha na sua Eterna Glória!

P.N. A.M.
Ámen!

Emília Simões

1 comentário:

  1. Bom domingo de Paz, querida amiga Emília!
    Que Deus cure todas nossas cegueiras!
    Soube do cantor pela mana Fê.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime