01 abril 2010

Quinta-Feira Santa - Ceia do Senhor

Os cristãos são chamados, após o retiro quaresmal, a uma maior vivência do Mistério da Fé, no Tríduo Pascal: Ceia do Senhor, Paixão, Morte e Ressurreição.



« Na última Ceia, Jesus instituiu a Eucaristia e entregou-a à sua Igreja, para que, na Eucaristia, a Igreja encontrasse, até ao fim dos tempos, quando Ele vier, o memorial da sua Páscoa, isto é, da sua passagem deste mundo para o Pai, pela Morte à Ressurreição. Esta leitura é a mais antiga narração chegada até nós da instituição da Eucaristia pelo Senhor, e da sua celebração pela Igreja, neste caso, na Igreja de Corinto.»

“1 Cor 11, 23-26

Irmãos: Eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu Corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim». Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova aliança no meu Sangue. Todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de Mim». Na verdade, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que Ele venha.”

..............................................................................................................................................
«Nesta celebração encontramos também o rito do “lava-pés”. Jesus ao lavar os pés aos discípulos, revela o verdadeiro sentido da sua missão, que é o de Ele ser o Servo, servindo até dar a vida, em obediência ao Pai, para salvação dos homens. Foi assim que Ele amou até ao fim, e nos ensinou a fazermos o mesmo uns aos outros, como Ele fez aos seus discípulos. O lava-pés dá-nos o sentido profundo da Morte de Jesus: um serviço de amor em favor dos seus. E este sentido continua a ser-nos ainda recordado sempre que celebramos a Eucaristia.»


EVANGELHO Jo 13, 1-15
«Amou-os até ao fim».
«Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. No decorrer da ceia, tendo já o Demónio metido no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, a ideia de O entregar, Jesus, sabendo que o Pai Lhe tinha dado toda a autoridade, sabendo que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-Se da mesa, tirou o manto e tomou uma toalha, que pôs à cintura. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cintura. Quando chegou a Simão Pedro, este disse-Lhe: «Senhor, Tu vais lavar-me os pés?». Jesus respondeu: «O que estou a fazer, não o podes entender agora, mas compreendê-lo-ás mais tarde». Pedro insistiu: «Nunca consentirei que me laves os pés». Jesus respondeu-lhe: «Se não tos lavar, não terás parte comigo». Simão Pedro replicou: «Senhor, então não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça». Jesus respondeu-lhe: «Aquele que já tomou banho está limpo e não precisa de lavar senão os pés. Vós estais limpos, mas não todos». Jesus bem sabia quem O havia de entregar. Foi por isso que acrescentou: «Nem todos estais limpos». Depois de lhes lavar os pés, Jesus tomou o manto e pôs-Se de novo à mesa. Então disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu que sou Mestre e Senhor vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também».

Depois de fortalecida com o Teu Corpo e Sangue, que por todos nós derramaste, ensina-me, Senhor, a ser serva humilde para que em cada dia da minha vida eu seja capaz de olhar cada outro meu irmão com o teu olhar misericordioso e de aceitar de coração sincero tudo o que tens destinado para mim.

Ailime
Fontes: Bíblia Sagrada, Conferência Episcopal Portuguesa, Liturgia diária.
Imagens cedidas gentilmente pela Net

5 comentários:

  1. Amiga Ailime,
    Muito belo renovarmos o significado da quinta-feira Santa.
    Quanto à cerimónia do lava-pés...não consigo sentir-me confortável assistindo a esse procedimento/cerimónia religiosa.
    Passo a explicar: A Igreja deveria ir buscar mendigos de rua...e procurar que nesse dia aceitassem a comunhão com Deus. Deveria ser um trabalho desenvolvido ao longo do ano e prepará-los para esse dia...era um trabalho de renovação da Fé em muitos deles...e até as suas vidas, por milagre, poderiam mudar! Ressuscitarem para DEUS.
    Isso é que era a verdadeira pregação da Palavra que Jesus de certeza aprovaria...
    Era um trabalho de rua que a Igreja deveria desenvolver, ou seja, ir em busca das suas ovelhas e não esperar que estas viessem, por si, próprias até ao redil.
    Bjs. desejos duma Santa`Páscoa extensiva a sua Sagrada Família.
    Mer e família

    ResponderEliminar
  2. amou-nos mesmo até ão fim , sem barreiras nem limites .
    e continua a amar todos os dias , é um amor infinito ..
    senhor perdoa as nossas ofensas , e a nossa ingratidão para contigo , faz que eu te ame cada vez mais e mais , e ajuda-me a não tornar a ofender-vos ..

    linda partilha amiga ailime , e uma boa semana santa para si ..
    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  3. Querida Ailime,

    obrigada por esta maravilhosa partilha,

    Ensina-me Senhor a buscar o verdadeiro sentido do amor... a ser sua serva humilde. A levar a sua palavra e sempre entender o valor real da humanidade,

    Feliz Páscoa para você e toda a sua família!

    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar
  4. Amiga sobre esta tua partilha vou dizer o seguinte: desejei ter tempo para fazer a postagem focando este acto de Jesus: O LAVAR DE PÉS AOS DISCÍPULOS.
    Porque é um acto em que Jesus nos dá um exemplo enorme de servidão para com os irmãos e eu achei de que o deveria realçar.
    No entanto, todos os temas dos quais queria falar não couberam nas 5 reflexões que fiz e eis que tu minha amiga o fizeste.
    Obrigado do fundo do coração.
    O Senhor é maravilhoso na forma como nos junta e completa, porque eu fiquei com a sensação de ter deixado o trabalho a meio e deixei uma postagem começada sobre este ensinamento, mas afinal o Senhor tinha estipulado que serias tu a fazer esse trabalho, por isso eu não o consegui acabar. O Senhor é maravilhos pela forma como nos move para que tudo fique perfeito.
    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Obrigado e Santa Páscoa para ti e toda a tua família

    ResponderEliminar
  5. passo para te desejar uma santa pascoa , com a benção do senhor ressuscitado ..

    beijinhos ..

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime