19 abril 2011

Semana Santa ( 2º Dia)

Caminhando com o Senhor na Sua  Paixão:

O amor tem um nome concreto,
 uma figura determinada e uma
história apaixonante:
Jesus Cristo na Cruz,
entregando a Vida pelos amigos.”
Ignacio Larrañaga


Durante a última ceia, Jesus lava os pés aos seus discípulos. Seis dias antes, na ceia em casa de Lázaro, Maria, num gesto de amor, ungira os pés de Jesus com perfume. Agora, Jesus anuncia duas negações. Uma, radical, da parte de Judas, que trai Jesus. Outra, da parte de Pedro, que, num momento, negará ser discípulo de Jesus. Em Pedro estão representados os demais discípulos que se afastaram de Jesus no momento de sua prisão. Porém, tudo contribuirá para a glorificação de Jesus. Neste evangelho, por vinte e três vezes, Jesus faz referências à Sua glorificação. Em Jesus se manifesta a glória de Deus, pela sua fidelidade ao Pai, toda a Sua vida, no Seu Amor misericordioso e comunicador da Vida Eterna.


Do: Evangelho de S. João ( 13,21-33.36-38)

"Em verdade... vos digo: um de vós Me entregará"... Bem ao lado de Jesus estava reclinado um dos Seus discípulos, aquele que Jesus mais amava... O discípulo, então... perguntou: "Senhor, quem é?" Jesus respondeu: "É aquele a quem eu der um bocado...". Então, Jesus molhou um bocado e deu a Judas Iscariotes... Jesus, então,  disse-lhe: "O que tens a fazer, faze logo"... Então, depois de receber o bocado, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois de Judas sair, Jesus disse: "Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado n'Ele. Se Deus foi glorificado n'Ele, Deus também o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo eu ainda estou convosco... : "Para onde eu vou, vós não podeis ir". Simão Pedro perguntou: "Senhor, para onde vais?... Eu darei minha vida por Ti!" Jesus respondeu: "Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade, te digo: não cantará o galo antes que Me tenhas negado três vezes".

Meditemos na Paixão do Senhor
Jesus sofreu por cada um de nós como se fôssemos os únicos: “amou-me e deu a vida por mim” (Gl 2,20).

Deixemos que o nosso coração sinta verdadeiramente os sofrimentos por que Jesus passou.
Como disse S. Paulo:”Mas quanto a mim, que não haja outro orgulho senão a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo pela qual o mundo foi, para mim, crucificado (Gl 6,14).
Mergulhemos profundamente na Paixão de Jesus para sentirmos verdadeiramente o significado das palavras “Tenho sede” (Jo 19,28).
Que o Senhor nos conceda a Luz sobrenatural e o amor necessários para levarmos a nossa cruz sempre atrás d’Ele.



Oração:
Eis-me aqui, Jesus, prostrada diante de Ti pedindo que incutas no meu pobre coração  sentimentos de fé, esperança e caridade e um verdadeiro arrependimento dos meus pecados, com propósito firme de me emendar para que em mim se faça a Tua vontade e sempre fiel à Tua Palavra possa ser digna de comungar da Páscoa da Tua Ressurreição.

Ailime
19.04.2011
Imagem cedida pela Net

Textos de apoio:
Bíblia Sagrada, Liturgia Diária,
Tudo pelo Evangelho (Missionários da Consolata) e Net.

Amanhã continuamos a viver a Paixão do Senhor com nossa amiga Lucinha, aqui:

12 comentários:

  1. Amiga Ailime,

    "...Jesus respondeu: "Darás a tua vida por mim?..."
    "...Mergulhemos profundamente na Paixão de Jesus para sentirmos verdadeiramente o significado das palavras “Tenho sede” (Jo 19,28)..."

    a sua postagem é bem profunda.Participar da paixão de Cristo para também participar da sua glorificação. É assim que venho sentindo todo o amor de Cristo.Um sentir que dói, mas não dói... na realidade nos leva ao mais profundo da nossa alma. Por mais que eu tente descrever não consigo, pois apenas os atos nos leva a concretizá-lo. Um amor que se DOA. ENTREGA a SERVIÇO do próximo!

    Amiga Ailime, obrigada pela postagem que tocou-me profundamente me fazendo correr os olhos sobre o meu caminho e sentir que eu nunca estive só,

    obrigada,

    Gisele

    ResponderEliminar
  2. Salve Maria!

    Domingo de Ramos, o padre que rezou a Santa Missa leu a Paixão de Jesus para nós, segundo São Mateus; e o que mais me chamou a atenção foi quando ele pronunciou que "Pedro quando negou a Cristo estava pregando; e quando foi questionado, afirmou JURANDO que não O conhecia" e no Evangelho o padre repetiu mais uma vez "ele (Pedro) pregava e negava a Cristo, "Juro que nunca vi este homem!"

    Jesus amado!!! Tenha piedade de nós! Que não façamos isto, Deus nos livre! Piedade Senhor!

    Não quero estar entre os que pregam e ao mesmo tempo a jurar negam Jesus Cristo! QUE COISA NEFASTA!

    Oração:
    Eis-me aqui, Jesus, prostrada diante de Ti pedindo que incutas no meu pobre coração sentimentos de fé, esperança e caridade e um verdadeiro arrependimento dos meus pecados, com propósito firme de me emendar para que em mim se faça a Tua vontade e sempre fiel à Tua Palavra possa ser digna de comungar da Páscoa da Tua Ressurreição.

    ResponderEliminar
  3. Uma bela e tocante reflexão, de uma das partes mais significativas do Evangelho. Jesus que vai ser traído por um dos Seus, Ele que os escolheu e os conhece tão bem não se ilude com as palavras que lhe dizem. E na hora derradeira todos se acobardarão, com excepção de João.

    Senhor, que eu possa dizer, em todos os momentos da minha vida e sempre que de mim precisares para as Tuas obras:
    "Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus..."

    ResponderEliminar
  4. Amiga Ailime

    Obrigado pela tua reflexão!

    Uma das nossas dificuldades é percebermos até que ponto Jesus Cristo sofreu por nós, sofreu por mim.

    Quando há uns anos vi o filme "A Paixão de Cristo", entendi bem melhor a Paixão e Morte de Jesus Cristo, por mim e por todos.

    Faço minha a tua oração e suplico ao Senhor que ensine a fazer sempre a sua vontade.

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  5. Amém!!
    Juntos nessa oração.
    Paz e Bem!!

    ResponderEliminar
  6. Querida amiga, estou ausente dos blogs, nessa grande semana, também como uma espécie de penitência, pois ando muito apegada a eles, mas não vou furtar-em de comentar. Não vou parar essa caminhada tão boa e hoje a caminhada com vc ao meu lado está excepcional! Parabéns, querida amiga. Minha alma ganhou, meu espírito, ainda mais e a frase de Larrañaga, ficou em meu coração. Parabéns pelos belos passos que nos proporcionaste. Meu afeto! Bjbjbj!!!

    ResponderEliminar
  7. Ailaime.
    Penso na Paixão de Jesus e sinto em mim uma érie de contradições e sobretudo que tenho muita vontade de o seguir mas isto tudo sinto que só serei capaz sinceramente pela sua mão tão pequenina que me sinto.
    Obrigada pela sua linda refexão.
    Beijinhos
    Utilia

    ResponderEliminar
  8. Ailime,

    Chegou a hora do grande sofrimento do Senhor.
    Aquele que foi negado por Pedro e por muito de nós.
    Essas passagens tocam profundamente o meu coração. Me fazem refletir muito sobre o tamanho de minha fé.
    Que ele tenha misericóridia de mim, perdoe os meus pecados. Se já fui Pedro, misericórdia, Senhor!
    Obrigada pela linda partilha.
    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  9. Caminho, não comento,hoje apenas rezo ...

    ResponderEliminar
  10. Oi querida amiga, seu blog está cada vez mais lindo. Desejo que você tenha um final de semana maravilhoso e que tenha uma excelente páscoa. Fica com Deus. Beijos no seu coração...

    ResponderEliminar
  11. Para todos vós amig@s sem excepção, também para quem porventura tenha passado em silêncio, por me terem dado o privilégio de poder seguir convosco nesta Caminhada Quaresmal e agora na Paixão do Senhor quero deixar o meu agradecimento pela vossa simpatia e generosidade dos comentários aqui deixados.
    Foram momentos muito importantes para mim, porque me ajudaram a meditar, a aprofundar e a compreender melhor este grandioso Mistério da Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo..
    O meu bem-haja a todos vós.
    Que a Luz de Cristo a todos ilumine.
    Abraço fraterno.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Querida,
    FELIZ PASCOA! Com Jesus ressurreto!
    Deus te abencoe!
    beijos

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime