«No Sábado Santo, o dia do repouso de Deus, no qual o Senhor crucificado repousa no sepulcro. Que mistério este envolvido no silêncio de Deus. O Sábado Santo é da semana santa e do tríduo pascal o dia talvez menos meditado. Nesse dia a Igreja está em silêncio junto ao túmulo de Jesus meditando, contemplando o mistério do que aconteceu à alma de Jesus, ao Verbo incarnado durante o tempo, que está já para além do tempo, entre a morte e a ressurreição.
A minha rota é apenas um caminho que pretendo continuar a trilhar com Confiança e Esperança no Senhor que me criou e fez os Céus e a Terra...
30 março 2024
Sábado Santo - O Silêncio de Jesus no Sepulcro
No Sábado Santo contemplamos o mistério profundo de Jesus Cristo como o redentor de todos os homens, a começar de Adão, reabrindo, na sua vitória sobre a morte, as portas do paraíso que o primeiro Adão com o seu pecado havia fechado:
“Um grande silêncio reina hoje sobre a terra; um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei dorme; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos. Deus morreu segundo a carne e acordou a região dos mortos. Vai à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Quer visitar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte. Vai libertar Adão do cativeiro da morte, Ele que é ao mesmo tempo seu Deus e seu Filho… Eu sou o teu Deus que por ti me fiz teu filho, por ti e por estes que nasceram de ti; agora digo e com todo o meu poder ordeno àqueles que estão na prisão: ‘Saí’; e aos que jazem nas trevas: ‘vinde para a luz’; e aos que dormem: ‘Despertai’…“Adormeci na cruz, e a lança penetrou no meu Lado, por ti, que adormeceste no paraíso e formaste Eva do teu lado. O meu Lado curou a dor do teu lado. O meu sono despertou-te do sono da morte. A minha lança susteve a lança que estava dirigida contra ti… Levanta-te, vamos daqui. O inimigo expulsou-te da terra do paraíso; Eu, porém, já não te coloco no paraíso, mas no trono celeste. Foste afastado da árvore, símbolo da vida; mas Eu, que sou a vida, estou agora junto de ti. Ordenei aos querubins que te guardassem como servo; agora ordeno aos querubins que te adorem como a Deus, embora não sejas Deus. Está preparado o trono dos querubins, prontos os mensageiros, construído o tálamo, preparado o banquete, adornadas as moradas e os tabernáculos eternos, abertos os tesouros, preparado para ti desde toda a eternidade o reino dos céus” (Antiga Homilia em Sábado Santo, séc. IV).».
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O silêncio será rompido pela alegria! Aleluia!
ResponderEliminarTe desejo uma abençoada e muito FELIZ PÁSCOA!
beijos, tudo de bom,chica
Bom dia de Sábado Santo, querida amiga Ailime!
ResponderEliminarTenha tido um Dia de Silêncio ontem e, hoje, seja promovia de um lindo alvorecer.
Continuação do Troduo Pascal abençoado @
Beijinhos com carinho fraterno
ResponderEliminarBom.sabsho de Aleluia, queoda amiga Ailime!
Tenha tido um Dia de Silêncio ontem e, hoje, seja primícia de um lindo alvorecer.
Continuação do Tríduo Pascal abençoado.
Beijinhos com carinho fraterno
Houve uma altura da minha vida em que desejei ser Astronauta. Sim! Era um sonho puro. Autêntico. Os Astronautas sorriem lá de cima. Eu sorrio sempre também. É como uma competição de sorrisos francos, bons e sinceros. É por isso que O adoro.
ResponderEliminarEle costuma ser a ternura lá de Cima. A que me agarro. Que me aconchega. Me protege.
Boa Páscoa na companhia dos "seus". Sempre a respeitá-la e a estimá-la.
Pena
Muito obrigada, Amigo Prof Pena.
EliminarDesejo que tenha tido uma abençoada Páscoa junto de sua Família.
Bem haja pela sua visita.
Un día atrás miré un breve video donde mostraban al árbol , que se cree más longebo del mundo...me pareció increible, un alerce de cerca o más de 5.000 años, imagínate ...relaciono el árbol con <Nuestro Señor...el que vive por la eternidad y a veces olvidamos eso...
ResponderEliminarAbrazo.